Connect with us

Plantão

AL participa de workshop sobre infarto organizado pelo Ministério da Saúde.

Published

on

AL participa de workshop sobre infarto organizado pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) participou de uma oficina nacional, realizada no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, na sexta-feira (31), que abordou a redução das mortes por infarto. O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde e gestores estaduais de diversas partes do país.

O Estado foi representado pela coordenadora do Programa Bate Coração, Dra. Vauma Garrote, que esteve envolvida nas discussões sobre o atendimento emergencial e o impacto das políticas públicas na criação de uma rede integrada de atenção cardiovascular.

A oficina visou fortalecer a Rede de Atenção à Saúde e desenvolver ações focadas na diminuição da mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em território nacional. Entre os tópicos abordados, destacaram-se as desigualdades no manejo do IAM na Rede de Urgência, o panorama dos serviços de hemodinâmica no Brasil e a apresentação de um mapa de calor nacional feito pelo projeto — uma ferramenta que auxilia na identificação de áreas prioritárias para melhorar a assistência.

De igual forma, a oficina ressaltou os avanços e os desafios na definição da linha de cuidado, compartilhando boas práticas e experiências exitosas de diferentes estados.

Bate Coração é referência nacional

Alagoas trouxe para o evento os resultados positivos e aprendizados do Programa Bate Coração no tratamento e atendimento das doenças cardiovasculares no estado.

Na sua apresentação, a coordenadora do programa, Vauma Garrote, destacou os principais indicadores alcançados desde sua implantação, em 2024.

 “Temos observado resultados concretos e transformadores no cuidado cardiovascular. Já são mais de 1.000 vidas salvas graças a uma rede que trabalha de forma integrada, ágil e humanizada, demonstrando que investir em infraestrutura, capacitação e protocolos bem definidos faz toda a diferença”, afirmou.

“O Bate Coração se consolidou como uma referência em assistência cardiológica de alta complexidade em Alagoas, fortalecendo a rede estadual e contribuindo significativamente para a redução da mortalidade cardiovascular no estado. Esse é um trabalho que nos enche de orgulho e reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com uma saúde pública mais resolutiva, eficiente e acessível a todos”, finalizou a coordenadora.

Fonte: Portal TNH1 – Alagoas

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Tragédia em Aracaju: Homem esfaqueia três vizinhos, briga com a esposa e os dois morrem ao caírem do 9º andar do prédio que moravam

Published

on

A queda de um casal do nono andar de um prédio no bairro Farolândia, em Aracaju, terminou em morte e deixou ainda três moradores feridos na noite desta terça-feira (24). O caso foi confirmado pela Polícia Militar e ocorreu em meio a uma discussão dentro do apartamento.

As vítimas foram identificadas como Washington Luís da Silva Matos e Ane Jaqueline Costa Santos Matos. De acordo com as primeiras informações, a confusão começou entre os dois e acabou mobilizando vizinhos, que tentaram intervir na situação.

Segundo a Polícia Militar, ao tentarem entrar no imóvel para conter a briga, três moradores foram atacados com golpes de faca. Feridos, eles deixaram o local para buscar atendimento médico.

Durante a ocorrência, alguns vizinhos tentaram intervir na situação e ficaram feridos (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Após a saída dos vizinhos, o casal caiu na área comum do condomínio. As circunstâncias exatas da queda ainda não foram esclarecidas e serão investigadas pela Polícia Civil.

Levantamentos iniciais apontam que o homem tinha histórico de alcoolismo e já havia uma denúncia de violência doméstica registrada contra ele desde 2021.

Equipes da perícia técnica estiveram no local para coletar informações que ajudem a esclarecer a dinâmica do caso. Os corpos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

As vítimas feridas receberam atendimento médico. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, uma mulher de 57 anos, atingida por golpes de faca, foi submetida a cirurgia no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e apresenta quadro clínico estável.

Fonte: Portal Itnet

Continue Reading

Notícias

Itabaiana: Suspeito morre após troca de tiros com a polícia no centro da cidade

Published

on

Na tarde desta terça-feira (24), uma operação policial resultou na morte de um suspeito no centro de Itabaiana. A ação teve início ainda pela manhã, por volta das 10h, quando equipes se dirigiram ao local para cumprir um mandado de prisão contra um homem investigado por envolvimento com tráfico de drogas e roubo de cargas.

De acordo com as informações preliminares, ao perceber a presença dos policiais, o suspeito tentou fugir, iniciando um confronto. Durante a tentativa de escapar, ele teria pulado telhados de residências na região, mobilizando ainda mais as equipes que participavam da operação.

No decorrer da troca de tiros, o homem foi atingido. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Itabaiana, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade.

O suspeito foi identificado como Karvilin Stancinne. 

As diligências continuam na região, já que a operação policial segue em andamento. A Polícia não divulgou detalhes adicionais sobre possíveis apreensões ou a participação de outros envolvidos no caso.

O caso deve ser investigado pelas autoridades competentes, que irão apurar as circunstâncias do confronto.

Fonte: Portal Itnet

Continue Reading

Notícias

Mulher é morta a facadas em Propriá; companheiro é preso em flagrante

Published

on

Uma mulher de 64 anos, identificada como Angela Maria Caldeiras Torres, foi morta a facadas no Conjunto Maria do Carmo, em Propriá. O crime ocorreu em via pública e a prisão do suspeito ocorreu minutos após o acionamento da Polícia Militar.

De acordo com a PM, o suspeito é o companheiro da vítima, identificado como José Lito Xavier dos Santos, de 55 anos. Ao avistar a viatura, o homem tentou fugir, mas foi alcançado pelos policiais. Durante a abordagem, o suspeito confessou ter desferido os golpes contra a companheira.

Ainda segundo a PM, o suspeito possui histórico de prisão por violência doméstica. Ele havia sido solto em janeiro deste ano e estava sob monitoramento eletrônico. Testemunhas e familiares relataram que o casal tinha um relacionamento conturbado, marcado por brigas frequentes.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia local para a formalização da ocorrência e adoção das medidas cabíveis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou a morte da vítima A área foi isolada para os procedimentos periciais e corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Fonte: G1/SE

Continue Reading

Plantão