Plantão
AL participa de workshop sobre infarto organizado pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) participou de uma oficina nacional, realizada no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, na sexta-feira (31), que abordou a redução das mortes por infarto. O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde e gestores estaduais de diversas partes do país.
O Estado foi representado pela coordenadora do Programa Bate Coração, Dra. Vauma Garrote, que esteve envolvida nas discussões sobre o atendimento emergencial e o impacto das políticas públicas na criação de uma rede integrada de atenção cardiovascular.
A oficina visou fortalecer a Rede de Atenção à Saúde e desenvolver ações focadas na diminuição da mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em território nacional. Entre os tópicos abordados, destacaram-se as desigualdades no manejo do IAM na Rede de Urgência, o panorama dos serviços de hemodinâmica no Brasil e a apresentação de um mapa de calor nacional feito pelo projeto — uma ferramenta que auxilia na identificação de áreas prioritárias para melhorar a assistência.
De igual forma, a oficina ressaltou os avanços e os desafios na definição da linha de cuidado, compartilhando boas práticas e experiências exitosas de diferentes estados.
Bate Coração é referência nacional
Alagoas trouxe para o evento os resultados positivos e aprendizados do Programa Bate Coração no tratamento e atendimento das doenças cardiovasculares no estado.
Na sua apresentação, a coordenadora do programa, Vauma Garrote, destacou os principais indicadores alcançados desde sua implantação, em 2024.
“Temos observado resultados concretos e transformadores no cuidado cardiovascular. Já são mais de 1.000 vidas salvas graças a uma rede que trabalha de forma integrada, ágil e humanizada, demonstrando que investir em infraestrutura, capacitação e protocolos bem definidos faz toda a diferença”, afirmou.
“O Bate Coração se consolidou como uma referência em assistência cardiológica de alta complexidade em Alagoas, fortalecendo a rede estadual e contribuindo significativamente para a redução da mortalidade cardiovascular no estado. Esse é um trabalho que nos enche de orgulho e reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com uma saúde pública mais resolutiva, eficiente e acessível a todos”, finalizou a coordenadora.
Fonte: Portal TNH1 – Alagoas