Paulo Afonso
Prefeitura de Paulo Afonso lança projeto terapêutico voltado ao autocuidado e fortalecimento emocional das mulheres
A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cidadania (SMPMC), lançará nesta terça-feira, 23, o projeto terapêutico “Ser Mulher: Do Cuidado ao Autoencontro”, uma iniciativa voltada ao acolhimento, fortalecimento emocional e resgate da autonomia feminina.
Destinado a mulheres acima de 18 anos, com foco especial nas mães, o curso será realizado de forma presencial e em grupos de até 15 participantes. O início das atividades está previsto para o dia 08 de julho de 2026, com encontros semanais sempre às quartas-feiras, às 8h, no auditório da SMPMC).
Ao todo, serão promovidos 12 encontros, com duração de uma hora e meia cada, utilizando metodologias de terapia em grupo, dinâmicas interativas e musicoterapia.
O projeto nasce a partir da reflexão sobre a realidade vivenciada por muitas mulheres que, diante das responsabilidades familiares, profissionais e sociais, acabam deixando suas próprias necessidades e sonhos em segundo plano. A proposta é criar um espaço seguro, livre de julgamentos, onde as participantes possam refletir sobre suas vivências, desenvolver habilidades de autogestão emocional e fortalecer aspectos fundamentais da vida pessoal.
Ao longo dos encontros, serão trabalhados nove pilares do desenvolvimento humano: autoconhecimento, autoestima, autorrespeito, autoconfiança, autorresponsabilidade, autodesenvolvimento, autoimagem, autocuidado e automotivação. As atividades abordarão temas como a sobrecarga feminina, a culpa materna, o estabelecimento de limites saudáveis, o resgate de sonhos e projetos pessoais, além da construção de uma rede de apoio entre as participantes.
Para garantir um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento das atividades, a Secretaria da Mulher preparou uma estrutura especialmente pensada para proporcionar conforto e bem-estar às participantes. O espaço contará com sala ambientada com tapetes, almofadas e iluminação adequada, sistema de som para experiências de imersão musical, além de materiais utilizados nas dinâmicas terapêuticas e momentos de acolhimento especialmente preparados para as participantes.
As inscrições seguem acontecem de 23 de junho a 03 de julho e podem ser realizadas presencialmente na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que funciona no Centro de Referência da Mulher, localizado na Avenida ACM, s/nº, Bairro BNH, ou pelo WhatsApp da Secretaria (75) 98847-5753.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Paulo Afonso e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com a promoção da saúde emocional, do autocuidado e do protagonismo feminino, oferecendo às mulheres do município uma oportunidade de reconexão consigo mesmas e de construção de novos caminhos para uma vida mais equilibrada, saudável e plena.
Paulo Afonso
Prefeito Mário Galinho anuncia reposicionamento estratégico e mudanças no secretariado municipal
Com o objetivo de otimizar a entrega de resultados, modernizar a máquina pública e fortalecer o atendimento às demandas da população, o prefeito Mário Galinho anunciou, nesta terça-feira (23), uma ampla reestruturação administrativa no primeiro escalão do governo municipal. As medidas incluem o remanejamento de gestores, novas nomeações, além da extinção e criação de pastas estratégicas.
As mudanças foram detalhadas pelo chefe do Executivo durante entrevista à Rádio Angiquinho. Na oportunidade, Mário Galinho destacou que a reforma faz parte de um amadurecimento da gestão, pautado pela responsabilidade e pelo compromisso exclusivo com a eficiência pública.
“A gente está aqui hoje para mostrar para a população, assumir a responsabilidade mesmo. Estamos acertando muito em algumas situações e errando em outras, e a gente está reposicionando justamente para melhorar. Tudo que a gente colocar, a gente coloca pensando no resultado”, afirmou o prefeito.
Nova estrutura administrativa e nomeações
A reforma administrativa extingue a antiga Secretaria de Administração e cria a Secretaria de Governo, desenhada para melhorar a articulação interna e o planejamento político da gestão. Outro destaque é a elevação da Administração do Bairro Tancredo Neves (BTN) ao status de secretaria, garantindo maior autonomia e orçamento para a região.
Confira como fica a composição do novo secretariado:
- Secretaria de Governo: Assume Dionatas Mereles, que deixa o comando da Procuradoria-Geral do Município para coordenar a nova pasta.
- Procuradoria-Geral do Município (PGM): O advogado Rodrigo Coppieters assume como novo Procurador-Geral.
- Chefia de Gabinete: Kôca Tavares passa a liderar o setor.
- Secretaria de Cultura e Esporte: O então subsecretário, André Farias, assume a titularidade da pasta.
- Secretaria de Educação: Manfrede Fonseca, que atuava como subsecretário, assume o comando da pasta no lugar de Ércio Chaves.
- Secretaria de Administração do BTN: Ércio Chaves assume a liderança da pasta com o desafio de intensificar as ações no bairro.
- Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã: Fica sob o comando de Alexsandro Alves (Leco), antigo secretário de Administração.
- Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos: O novo titular anunciado é Elton Alex (Baby).
- Subsecretaria de Infraestrutura (Seinfra): Juliana Tenório assume a subsecretaria para reforçar o andamento das obras municipais.
Compromisso com o cidadão e continuidade técnica
Durante o anúncio, Mário Galinho fez questão de agradecer publicamente o empenho de todos os colaboradores que participaram da primeira etapa do governo e ressaltou a grandeza do gesto de transição.
“Hoje essa mudança foi a alegria de todos. É um por todos, todos por um. Portanto, gente, deu uma motivada mais na turma, no pessoal. Super motivada, porque foi feito da maneira correta, conversando”, ponderou, enfatizando o caráter estritamente estratégico das substituições.
Os decretos oficiais contendo as exonerações, nomeações e as diretrizes jurídicas da reforma administrativa serão publicados na próxima edição do Diário Oficial do Município. Os novos secretários devem iniciar o processo de transição técnica e planejamento de metas já nos próximos dias.
Paulo Afonso
Paulo Afonso recebe o Selo de Transparência do TCM pelos Festejos Juninos de 2026
A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso celebrou mais uma importante conquista voltada para a responsabilidade fiscal e a integridade administrativa. Em cerimônia realizada na capital baiana, Salvador, o município recebeu diretamente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) o Selo de Transparência nos Festejos Juninos 2026.
Esta é a segunda vez consecutiva que Paulo Afonso é agraciada com a certificação, consolidando o município como referência na prestação de contas e no zelo com o dinheiro público durante a organização das tradicionais festas de São João.
O reconhecimento do órgão de contas atesta que, além de promover um dos maiores e mais animados festejos juninos da região, a gestão municipal cumpre rigorosamente as metas e exigências de transparência exigidas pelos órgãos de fiscalização.
“Estamos demonstrando que é possível realizar o maior e melhor festejo junino de todos os tempos em Paulo Afonso, mantendo o compromisso de ser também o mais responsável e transparente”, destacou o prefeito.

A conquista do Selo de Transparência é fruto de um esforço conjunto entre as diversas secretarias municipais. Destaque para o papel da Controladoria Geral do Município (CGM), cujo empenho técnico foi decisivo para o cumprimento integral das metas estabelecidas pelo tribunal.
A gestão estendeu os agradecimentos a todos os servidores públicos municipais que trabalharam nos bastidores para garantir que a documentação, os contratos e a aplicação das verbas estivessem plenamente acessíveis à população e aos órgãos de controle.
Com a garantia de que os recursos estão sendo bem aplicados, a Prefeitura de Paulo Afonso reafirma o seu compromisso em continuar avançando. O objetivo principal segue sendo o desenvolvimento do município através de uma gestão limpa, que valoriza a cultura local sem abrir mão da responsabilidade administrativa, cuidando cada vez melhor do povo pauloafonsino.
Paulo Afonso
Com grandes atrações como Joelma e artistas locais Festejos Juninos de Paulo Afonso começam nesta quinta (18)
Têm início nesta quinta-feira, 18 de junho, os tradicionais Festejos Juninos de Paulo Afonso, consolidando o município como um dos principais polos culturais e festivos do São João da Bahia.
Unindo a autenticidade do forró, o piseiro e grandes nomes da música nacional, o evento acontece no espaço do Lindinalva Cabral, com uma estrutura completa para garantir o conforto e a segurança de moradores e turistas.
A abertura oficial ocorre hoje (18) a partir das 21h, marcando o pontapé inicial de uma maratona de shows. Na sexta-feira (19), a programação ganha um atrativo especial: os portões abrem às 22h, trazendo a transmissão ao vivo do Jogo do Brasil para unir a paixão pelo futebol à energia contagiante do São João, seguida pelo aguardado show da cantora Joelma. E encerra no sábado (20), tendo como principal atração Peruano e seu forró estilizado.
Confira a programação oficial completa:
18/06 (quinta-feira), 21h:
Luanderson, Farra dos Poetas, Miqueias Alves, Natasha Melo e Silvânia e Berg.
19/06 (sexta-feira), 22h:
Transmissão do Jogo do Brasil, Helinho Ventura, Ary Souza e Joelma.
20/06 (sábado), 21h:
Lívia Gonçalves, Marcynho Sensação, Arthur Ezzer, Braiado e Peruanno.
Os Festejos Juninos são uma realização da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, e contam com o apoio e correalização do Governo do Estado da Bahia, através da Sufotur – Superintendência de Fomento ao Turismo.
-
Paulo Afonso1 semana ago
Paulo Afonso participa de evento sobre Transformação Digital e reforça compromisso com inovação na gestão pública
-
Paulo Afonso6 dias ago
Com grandes atrações como Joelma e artistas locais Festejos Juninos de Paulo Afonso começam nesta quinta (18)
-
Paulo Afonso1 semana ago
Participe da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Paulo Afonso; inscrições já estão abertas
-
Paulo Afonso4 dias agoPaulo Afonso recebe o Selo de Transparência do TCM pelos Festejos Juninos de 2026
-
Paulo Afonso3 horas ago
Prefeito Mário Galinho anuncia reposicionamento estratégico e mudanças no secretariado municipal
