Paulo Afonso
Variante H5N5 da gripe aviária: primeiro registro em Washington
As autoridades de saúde dos Estados Unidos confirmaram o primeiro caso humano da variante H5N5 da gripe aviária, que foi identificado em uma residente do Condado de Grays Harbor, no Estado de Washington. Essa infecção, considerada inédita, foi divulgada pelo Departamento de Saúde estadual e gerou preocupações, já que essa cepa não havia sido detectada em humanos anteriormente.
A paciente, uma mulher idosa que possuía uma pequena criação de galinhas, apresentou sintomas severos que evoluíram rapidamente. Investigações estão sendo realizadas para descobrir se houve contato direto da mulher com aves infectadas e se existem outros casos semelhantes na área. Apesar da gravidade da situação, as autoridades garantiram que o risco para a população em geral permanece baixo, pois não há registro de transmissão de gripe aviária entre humanos.
A gripe aviária, causada pelo vírus influenza tipo A, é uma infecção viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves, mas pode, em algumas ocasiões, impactar outros animais e humanos, especialmente através do contato com aves contaminadas. Embora existam registros de infecções em humanos, a transmissão entre pessoas não é reconhecida.
Atualmente, o estado de saúde da paciente é considerado estável, com monitoramento realizado por equipes estaduais e nacionais. O governo local destacou a importância de reportar aves doentes ou mortas e recomendou aos criadores que utilizem equipamentos de proteção adequados, como luvas e máscaras, ao lidar com aves. Outras precauções incluem evitar o contato com animais selvagens e consumir exclusivamente alimentos adequadamente preparados.
As investigações continuam para avaliar a situação e assegurar a segurança da população. O monitoramento da evolução do vírus é essencial para prevenir sua disseminação entre animais e humanos.
Fonte: Site Chico Sabe Tudo
Paulo Afonso
Copa Vela 2026: Catadores recolhem mais de 1,2 tonelada de materiais e geram renda com apoio da Prefeitura
A edição da Copa Vela deste ano em Paulo Afonso foi marcada não apenas pela festa, mas também por um forte compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A ação realizada pelos catadores de recicláveis no circuito do evento resultou na coleta de 1.213 kg de materiais recicláveis, demonstrando o engajamento da categoria e a força da coleta seletiva na cidade.
Do total coletado, 956 kg de material reciclável foram comercializados diretamente com o comprador no ponto de apoio durante os dias de festa, divididos da seguinte forma:
- Sexta-feira: 177 kg
- Sábado: 214 kg
- Domingo: 465 kg
- Cacareco: 100 kg
O volume comercializado gerou renda direta para cerca de 30 catadores que atuaram na operação, contando com o apoio fundamental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMMASP). Somando-se o montante comercializado aos materiais recolhidos pelos demais profissionais que optaram por realizar a venda em outros pontos, o volume total alcançado chegou a 1.213 kg.

Foto: Recicláveis recolhidos pelos catadores durante a Copa Vela 2026 com apoio da Prefeitura.
Como parte do apoio dado aos catadores, a SEMMASP realizou treinamento que consistiu em orientar sobre a melhor forma de atuação e práticas de segurança durante a realização da coleta. O kit entregue conta com luvas, óculos, máscara, protetor auricular e as camisas. E durante os 3 dias de evento, eles contaram ainda com um ponto de apoio exclusivo, com banheiros, lanche e água garantidos para trabalhar com todo conforto e dignidade.
A iniciativa reforça o papel essencial dos catadores de recicláveis nos grandes eventos do município, unindo a preservação ambiental, a destinação correta dos resíduos e a valorização econômica dos profissionais da reciclagem.
Veja também:
Catadores recebem da Prefeitura treinamento e kits com equipamentos de EPI para atuar na Copa Vela
Paulo Afonso
Catadores recebem da Prefeitura treinamento e kits com equipamentos de EPI para atuar na Copa Vela
Os catadores de recicláveis são os principais parceiros quando o assunto é sustentabilidade. Ao darem um novo destino aos resíduos transformando em oportunidade e renda. Para apoiar esse trabalho fundamental a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos-SEMMASP, realizou um treinamento e entregou kits com equipamentos de EPI.
A ação faz parte do projeto “Amigos da Sustentabilidade”. Os kits foram entregues na manhã desta quinta-feira (03/09, no auditório da Praça CEU, no BTN I, a cerca de 50 pessoas. Segundo Elton Alex, secretário da SEMMASP, o objetivo é apoiar e valorizar os catadores que vão trabalhar durante os três dias da Copa Vela.
“E o apoio não para por aí, durante os 3 dias de evento, eles terão um ponto de apoio exclusivo, com banheiros, lanche e água garantidos para trabalhar com todo conforto e dignidade”, destacou o secretário.

Tailuan Moraes, coordenadora de educação ambiental da SEMMASP, explica que o treinamento consistiu em orientar sobre a melhor forma de atuação e práticas de segurança durante a realização da coleta. O kit entregue conta com luvas, óculos, máscara, protetor auricular e as camisas.
O apoio a categoria faz parte das ações da Prefeitura de Paulo Afonso, em especial, durante os grandes eventos realizados pela administração permitindo geração de renda e colaborando com a sustentabilidade.
Paulo Afonso
SETIC compartilha experiências de Paulo Afonso no desenvolvimento local em encontro com lideranças do Território Vaza-Barris
A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SETIC), através da Superintendência de Indústria e Comércio, participou do 2º Encontro do Programa LÍDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, realizado no âmbito do Território Vaza-Barris.
A participação de Paulo Afonso nesse processo representa uma importante oportunidade de diálogo, integração e construção de estratégias voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável e integrado da região. Embora o município não faça parte formalmente do Território Vaza-Barris, Paulo Afonso exerce uma importante função de cidade-polo regional, concentrando atividades de comércio, serviços, indústria, turismo, educação e oportunidades que impactam diretamente municípios do seu entorno.
Estar presente no Programa LÍDER significa, portanto, contribuir com a experiência de Paulo Afonso, conhecer iniciativas desenvolvidas pelos demais municípios e, principalmente, construir conexões e estratégias que possam gerar oportunidades para toda a região.

Foto: Grupo do 2º Encontro do Programa LÍDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, realizado no âmbito do Território Vaza-Barris.
O encontro também reforça a importância de pensar o desenvolvimento para além dos limites administrativos de cada município. Temas como fortalecimento do comércio local, empreendedorismo, qualificação profissional, turismo, indústria, inovação, infraestrutura, integração regional e geração de emprego e renda dependem cada vez mais de ações articuladas entre poder público, setor produtivo, instituições e sociedade.
Para o Secretário Emerson Leandro “A participação nesse espaço fortalece a busca por novas parcerias, conhecimentos e soluções que possam ser transformados em políticas públicas e iniciativas concretas para o desenvolvimento de Paulo Afonso e de sua área de influência”.
O Superintendente Anderson Barros, diz que: “Paulo Afonso participa porque é parte importante dessa dinâmica regional e porque acredita que o desenvolvimento é ainda mais forte quando construído de forma conjunta, conectando municípios, pessoas, instituições e oportunidades.”

-
Notícias1 semana agoVandalismo: Totem recém-inaugurado no Jacintinho é depredado
-
Paulo Afonso1 semana agoCatadores recebem da Prefeitura treinamento e kits com equipamentos de EPI para atuar na Copa Vela
-
Notícias1 semana agoJovem morre após troca de tiros com policiais em Maceió
-
Notícias6 dias agoHomem é morto a tiros enquanto bebia com amigos
-
Notícias4 dias agoProfessor é encontrado morto na Barra de Santo Antônio
-
Notícias2 dias agoMenor apreendido não demonstra arrependimento por crime brutal
-
Paulo Afonso1 dia agoCopa Vela 2026: Catadores recolhem mais de 1,2 tonelada de materiais e geram renda com apoio da Prefeitura
-
Notícias1 hora agoMarido é morto na frente da esposa após festa infantil em Alagoas
