Paulo Afonso
Luciano Huck condena ação policial no Alemão e Penha que resultou em 121 mortes.
O apresentador Luciano Huck criticou, ao encerrar o programa Domingão no domingo (2), a grande operação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortos. Huck ressaltou que a ação foi desorganizada e pediu uma melhor coordenação entre a prefeitura, o estado e a União.
Ele destacou o aspecto humano desse número: muitas das vítimas viviam em áreas controladas por traficantes e milicianos e, segundo seu ponto de vista, não tinham envolvimento com o crime. Também enfatizou que o combate ao narcotráfico deve ser articulado entre os diferentes níveis de governo para evitar que episódios como esse se repitam.
“É doloroso perceber que o mesmo modelo de segurança pública se repete sem apresentar resultados; por trás dos números existem famílias que perderam seus entes queridos e é fundamental coordenar esforços entre a prefeitura, o estado e a União”, afirmou Huck.
Reações nas redes
As declarações geraram reações imediatas nas redes sociais. Parte do público apoiou as críticas de Huck, enquanto outra parte contestou seu posicionamento, exigindo uma postura diferente.
Dentre os críticos, o apresentador Luiz Bacci classificou o discurso como uma tentativa de romantizar a criminalidade, alegando que a fala poderia enfraquecer ou intimidar a atuação policial. “Não concordei com o conteúdo; não vou romantizar a criminalidade nem o sofrimento das famílias de vítimas inocentes. Esse tipo de discurso tende a enfraquecer a polícia”, afirmou Bacci, questionando também a experiência de Huck com as realidades das favelas.
A controvérsia ganhou repercussão nacional e passou a ser discutida em diversas plataformas digitais, com menções e comentários se espalhando por outros estados, inclusive a Bahia.
As declarações de ambos os apresentadores aqueceram o debate público sobre a operação e sobre os modelos de segurança no país. A expectativa continua em relação a apurações e novas manifestações de autoridades e da imprensa; até a publicação desta reportagem, não foram registrados, nos dados fornecidos, quaisquer medidas oficiais ou audiências confirmadas relacionadas às declarações.
Fonte: Site Chico Sabe Tudo
Paulo Afonso
Copa Vela 2026: Catadores recolhem mais de 1,2 tonelada de materiais e geram renda com apoio da Prefeitura
A edição da Copa Vela deste ano em Paulo Afonso foi marcada não apenas pela festa, mas também por um forte compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A ação realizada pelos catadores de recicláveis no circuito do evento resultou na coleta de 1.213 kg de materiais recicláveis, demonstrando o engajamento da categoria e a força da coleta seletiva na cidade.
Do total coletado, 956 kg de material reciclável foram comercializados diretamente com o comprador no ponto de apoio durante os dias de festa, divididos da seguinte forma:
- Sexta-feira: 177 kg
- Sábado: 214 kg
- Domingo: 465 kg
- Cacareco: 100 kg
O volume comercializado gerou renda direta para cerca de 30 catadores que atuaram na operação, contando com o apoio fundamental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMMASP). Somando-se o montante comercializado aos materiais recolhidos pelos demais profissionais que optaram por realizar a venda em outros pontos, o volume total alcançado chegou a 1.213 kg.

Foto: Recicláveis recolhidos pelos catadores durante a Copa Vela 2026 com apoio da Prefeitura.
Como parte do apoio dado aos catadores, a SEMMASP realizou treinamento que consistiu em orientar sobre a melhor forma de atuação e práticas de segurança durante a realização da coleta. O kit entregue conta com luvas, óculos, máscara, protetor auricular e as camisas. E durante os 3 dias de evento, eles contaram ainda com um ponto de apoio exclusivo, com banheiros, lanche e água garantidos para trabalhar com todo conforto e dignidade.
A iniciativa reforça o papel essencial dos catadores de recicláveis nos grandes eventos do município, unindo a preservação ambiental, a destinação correta dos resíduos e a valorização econômica dos profissionais da reciclagem.
Veja também:
Catadores recebem da Prefeitura treinamento e kits com equipamentos de EPI para atuar na Copa Vela
Paulo Afonso
Catadores recebem da Prefeitura treinamento e kits com equipamentos de EPI para atuar na Copa Vela
Os catadores de recicláveis são os principais parceiros quando o assunto é sustentabilidade. Ao darem um novo destino aos resíduos transformando em oportunidade e renda. Para apoiar esse trabalho fundamental a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos-SEMMASP, realizou um treinamento e entregou kits com equipamentos de EPI.
A ação faz parte do projeto “Amigos da Sustentabilidade”. Os kits foram entregues na manhã desta quinta-feira (03/09, no auditório da Praça CEU, no BTN I, a cerca de 50 pessoas. Segundo Elton Alex, secretário da SEMMASP, o objetivo é apoiar e valorizar os catadores que vão trabalhar durante os três dias da Copa Vela.
“E o apoio não para por aí, durante os 3 dias de evento, eles terão um ponto de apoio exclusivo, com banheiros, lanche e água garantidos para trabalhar com todo conforto e dignidade”, destacou o secretário.

Tailuan Moraes, coordenadora de educação ambiental da SEMMASP, explica que o treinamento consistiu em orientar sobre a melhor forma de atuação e práticas de segurança durante a realização da coleta. O kit entregue conta com luvas, óculos, máscara, protetor auricular e as camisas.
O apoio a categoria faz parte das ações da Prefeitura de Paulo Afonso, em especial, durante os grandes eventos realizados pela administração permitindo geração de renda e colaborando com a sustentabilidade.
Paulo Afonso
SETIC compartilha experiências de Paulo Afonso no desenvolvimento local em encontro com lideranças do Território Vaza-Barris
A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SETIC), através da Superintendência de Indústria e Comércio, participou do 2º Encontro do Programa LÍDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, realizado no âmbito do Território Vaza-Barris.
A participação de Paulo Afonso nesse processo representa uma importante oportunidade de diálogo, integração e construção de estratégias voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável e integrado da região. Embora o município não faça parte formalmente do Território Vaza-Barris, Paulo Afonso exerce uma importante função de cidade-polo regional, concentrando atividades de comércio, serviços, indústria, turismo, educação e oportunidades que impactam diretamente municípios do seu entorno.
Estar presente no Programa LÍDER significa, portanto, contribuir com a experiência de Paulo Afonso, conhecer iniciativas desenvolvidas pelos demais municípios e, principalmente, construir conexões e estratégias que possam gerar oportunidades para toda a região.

Foto: Grupo do 2º Encontro do Programa LÍDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, realizado no âmbito do Território Vaza-Barris.
O encontro também reforça a importância de pensar o desenvolvimento para além dos limites administrativos de cada município. Temas como fortalecimento do comércio local, empreendedorismo, qualificação profissional, turismo, indústria, inovação, infraestrutura, integração regional e geração de emprego e renda dependem cada vez mais de ações articuladas entre poder público, setor produtivo, instituições e sociedade.
Para o Secretário Emerson Leandro “A participação nesse espaço fortalece a busca por novas parcerias, conhecimentos e soluções que possam ser transformados em políticas públicas e iniciativas concretas para o desenvolvimento de Paulo Afonso e de sua área de influência”.
O Superintendente Anderson Barros, diz que: “Paulo Afonso participa porque é parte importante dessa dinâmica regional e porque acredita que o desenvolvimento é ainda mais forte quando construído de forma conjunta, conectando municípios, pessoas, instituições e oportunidades.”

-
Paulo Afonso1 semana agoSETIC compartilha experiências de Paulo Afonso no desenvolvimento local em encontro com lideranças do Território Vaza-Barris
-
Notícias1 semana agoVandalismo: Totem recém-inaugurado no Jacintinho é depredado
-
Paulo Afonso1 semana agoCatadores recebem da Prefeitura treinamento e kits com equipamentos de EPI para atuar na Copa Vela
-
Notícias7 dias agoJovem morre após troca de tiros com policiais em Maceió
-
Notícias5 dias agoHomem é morto a tiros enquanto bebia com amigos
-
Notícias3 dias agoProfessor é encontrado morto na Barra de Santo Antônio
-
Notícias21 horas agoMenor apreendido não demonstra arrependimento por crime brutal
-
Paulo Afonso4 horas agoCopa Vela 2026: Catadores recolhem mais de 1,2 tonelada de materiais e geram renda com apoio da Prefeitura
