(Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)

Para uma cidade que já viveu a expectativa de receber Fagner e Elba Ramalho como atrações principais do São João, a festa junina em Arapiraca se mostra acanhada para este ano no que diz respeito a apresentações musicais. Faltando pouco mais de um mês para o início dos festejos, o município – diferentemente de outras cidades, a exemplo de Maceió e São Miguel dos Campos –, ainda não divulgou a programação para os shows no Lago da Perucaba.

Enquanto os admiradores da festa e forrozeiros de plantão aguardam a divulgação das atrações, a Prefeitura faz mistério. Esta semana, a assessoria do órgão informou que ainda não há nenhum contrato fechado. Sem revelar nada sobre os festejos no Lago da Perucaba, a administração municipal investe forte no São João Comunitário.

Por enquanto, a justificativa para a não contratação das atrações musicais é a cotação de preços. O subsecretário de Cultura e Turismo, Júnior Balla, atribuiu a demora à alta nos valores dos cachês. “Quanto ao Lago da Perucaba, nós não temos nada fechado de concreto. Estamos tentando fazer uma captação de recursos para potencializar a ação. Os valores de infraestrutura e bandas se já eram alto nos outros anos estão ainda mais altos em virtude da Copa do Mundo”, explicou.

Ascom/ArapiracaÁvidos por ouvir o bater do triângulo e o dedilhado da sanfona, quem prestigia o São João de Arapiraca todos os anos está à espera da programação musical. “Sempre que posso, eu vou, mesmo que as festas sejam durante a semana e eu tenha que trabalhar no outro dia. Gosto de verdade das festas juninas na minha cidade e não quero precisar viajar para curtir um forrozinho”, disse a vendedora Mariana Lúcia da Silva, 32 anos.

Turismo ferve no São João

Uma festa tradicional. O São João de Arapiraca sempre atraiu visitantes de várias cidades. Aqueles que gostam de uma boa farra ao som do forró montam caravanas e marcam presença na Capital do Agreste. Em 2013, para o show de Dorgival Dantas, vários ônibus vieram de Maceió com pessoas dispostas a curtir as músicas românticas do poeta forrozeiro.

Para Júnior Balla, o São João colabora de forma considerável para o turismo regional por meio da participação da população da região metropolitana do Agreste e até de outras localidades do país. “Outro dado importante é o incremento nas vendas, oportunizando um salto significativo da economia durante o evento, como no comércio, por meio das lojas de tecido, aviamentos e calcados, com a confecção dos figurinos. Posteriormente outros empreendimentos também são beneficiados, como: Supermercados, salões de beleza, rede hoteleira, bares, restaurantes, postos de combustíveis, prestadores de serviços de locação de equipamentos para eventos, decoradores, entre outros”, afirmou o subsecretário.

Fortalecimento do São João Comunitário

Enquanto as atrações musicais do Lago da Perucaba não são divulgadas e a população fica sem saber se a festa realmente será realizada este ano, a Prefeitura investe na prata da casa, o São João Comunitário. Este ano, será realizado o 12º Concurso de Resgate às Tradições Juninas. A intenção da Prefeitura é realizar uma das maiores festas juninas em dezenas de bairros e comunidades em todo o município.

Tido como o diferencial da cidade, o arraiá comunitário, projeto criado em 2003, com o propósito de dinamizar as ações de resgate as manifestações de culturas populares relacionadas às festividades do mês de Junho, desponta cada ano com mais força.

Ascom/ArapiracaVanguardista quando o assunto é valorizar a cultura das comunidades, o projeto já foi copiado pela capital Maceió, que desde o ano passado segue os passos de Arapiraca no que diz respeito ao São João Comunitário. Apesar do investimento, Júnior Balla faz uma ressalva: “É preciso também que o arapiraquense valorize este formato de evento e com isso a cultura regional”.

Mesmo com a mobilização em valorizar a cultura regional, a Prefeitura já registrou uma perda este ano: a suspensão das atividades da quadrilha estilizada Canarraiá, que realizou várias apresentações Brasil afora e optou – por conta de dívidas – não se apresentar em 2014. Se o São João do Lago da Perucaba não for realizado, serão duas perdas.

HS 24 horas -De olho na notícia

Por: Kamylla Lima / 7Segundos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.