Plantão
Com expectativa de temperaturas chegando a 40°C, prefeitura elabora plano de ação para lidar com o calor em Salvador; descubra os detalhes.
O começo de 2026 promete ser bastante quente em Salvador. Um boletim emitido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa que uma massa de ar quente e seca deverá elevar a temperatura da capital baiana a até 37°C na próxima sexta-feira (2) e no domingo (4), além de alcançar 40°C previsto para sábado (3).
Para enfrentar o calor intenso, a Prefeitura de Salvador manterá o mesmo protocolo estabelecido desde o final de 2023, conforme afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.
Segundo Sosthenes, essa medida foi igualmente adotada durante o Festival da Virada, quando foram criadas ilhas de hidratação em todos os acessos da Arena ‘O Canto da Cidade’.
“O protocolo que instituímos anteriormente foi mantido sempre. Por exemplo, no Festival da Virada, isso já está presente. Uma das primeiras coisas que notei ao ingressar foi a ilha de hidratação. Todos esses grandes eventos realizados pela prefeitura já incorporam esses protocolos para altas temperaturas”, comentou Sosthenes ao BNews.
“Se não me engano, o patrocinador estava inclusive escrevendo nos copos para que as pessoas usassem para se hidratar. Para quem não tem, quem possui a garrafinha, é só encher”, acrescentou.
Conforme o protocolo vigente desde o final de 2023, em casos de previsão de altas temperaturas para Salvador, são criadas ilhas de hidratação, com distribuição de água, protetor solar e aspersores com jatos de água. Essa medida visa atender a todos os grandes eventos na capital baiana, como a Lavagem do Bonfim, o Carnaval e as celebrações do 2 de Julho.
Onda de calor longe de Salvador
Sosthenes Macedo também assegurou que Salvador não está sob a ameaça da onda de calor que afeta estados da região Sudeste. Segundo o diretor-geral da Codesal, mesmo com as altas temperaturas, a capital baiana permanece dentro da média esperada para o período.
“Nós não estamos enfrentando uma onda de calor aqui, ok? Para haver essa classificação, é necessário um pico de 5 graus acima da média. Estamos dentro do padrão de verão, que é calor”, declarou.
“Não há previsão de onda de calor para Salvador neste momento. Há sim previsão de calor, e estaremos monitorando e acompanhando”, finalizou.
Fonte: Bocão News