Paulo Afonso

Raízen solicita a retirada da bandeira Shell de postos associados a Jaú.

Published

on

A Raizen, distribuidora da Shell no Brasil, moveu uma ação judicial contra o empresário Jailson Couto Ribeiro, popularmente conhecido como Jau, alegando que seus postos persistiram em utilizar a bandeira e a identidade visual da Shell após a rescisão do contrato.

Mas como isso teria acontecido?

O que a Raizen alega

De acordo com a petroleira, desde o ano anterior, a marca teria sido utilizada em vendas de combustíveis associadas a um esquema ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Para a empresa, essa prática caracterizou uma violação de exclusividade e impactou negativamente a reputação da marca.

Mais especificamente, a ação destaca que:

  • os postos mantiveram a bandeira e a identidade visual da Shell mesmo após o fim da relação comercial;
  • as operações supostamente contaram com fornecedores considerados vinculados ao PCC;
  • para disfarçar essas atividades, Jailson teria utilizado CNPJs registrados em nomes de ‘laranjas’ nos endereços dos próprios postos, permitindo a aquisição de combustíveis de empresas ligadas ao PCC e preservando a movimentação do CNPJ oficial da sua rede.

A Raizen declara que a rede oficial associada ao empresário possuía 200 estabelecimentos.

Como medida imediata, a petroleira solicitou à Justiça a remoção da bandeira dos postos vinculados ao grupo.

“retirada imediata da bandeira Shell dos estabelecimentos ligados a Jau e ao grupo”

Investigações e desdobramentos

O empresário também foi alvo das operações Carbono Oculto e Tank, conduzidas pela Polícia Federal, que apuraram casos de adulteração de combustível e lavagem de dinheiro — questões citadas na matéria que noticiou a ação.

O pedido de remoção da marca será encaminhado para análise das instâncias competentes do Judiciário, e as investigações mencionadas fazem parte do contexto do processo, que ainda está em andamento.

Fonte: Site Chico Sabe Tudo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plantão

Sair da versão mobile