Wi-Fi 7 já está em desenvolvimento; saiba tudo sobre a nova tecnologia. (Fonte: busstheworld)

Desenvolvedores da empresa MediaTek anunciaram que vão apresentar o projeto do Wi-Fi 7 na CES 2022. Embora o Wi-Fi 6E tenha sido lançado há pouco tempo e em um número reduzido de aparelhos, a marca deu a largada à nova tecnologia e promete alta velocidade aos usuários. Com menos latência e mais rapidez, pessoas que curtem assistir a vídeos no YouTube em 4K ou jogar partidas pesadas online devem se beneficiar.

O anúncio oficial está estimado para o evento da CES 2022. Porém, acredita-se que o uso em aparelhos e a liberação no mercado aconteçam apenas no segundo semestre do mesmo ano. A expectativa é de que essa tecnologia seja cada vez mais otimizada.

Expectativa é que o Wi-Fi 7 esteja disponível mundialmente no segundo semestre de 2022 — Foto: Reprodução/Android Central
Expectativa é que o Wi-Fi 7 esteja disponível mundialmente no segundo semestre de 2022 — Foto: Reprodução/Android Central

Afinal, qual é a proposta do Wi-Fi 7?

A proposta do Wi-Fi 7, que foi antecipado pela MediaTek, é superar a qualidade do Wi-Fi 6E. Estima-se que a nova versão será 2,4 vezes mais rápida e que isso interfira diretamente na experiência dos consumidores. Além desse benefício, entre as informações reveladas está também a diminuição da latência, o que permite que a rede seja ainda mais veloz.

Os desenvolvedores da marca falaram também sobre a interferência de outros Wi-Fi. Foi confirmado que as demais redes vizinhas não vão causar nenhum tipo de lentidão no aparelho do usuário. Portanto, os consumidores que investirem nessa nova tecnologia podem jogar à vontade, escutar músicas ou assistir a vídeos em 4K, sem se preocupar com a interferência da internet da casa ao lado.

Quais são as vantagens do Wi-Fi 7 em relação aos padrões anteriores?

As principais vantagens em relação ao Wi-Fi 7 estão ligadas à velocidade. Mesmo que o Wi-Fi 6 e o 6E tenham sofrido mudanças e otimizações, a proposta da MediaTek é reduzir drasticamente a latência. Com isso, o público gamer e as pessoas que gostam de assistir a programas em smart TVs podem aproveitar da melhor qualidade de rede.

Sobre os padrões de Wi-Fi anteriores, a MediaTek revelou que pretende padronizar o uso do Wi-Fi 7 na casa dos usuários. A intenção é que não ocorra o mesmo que no Wi-Fi 6E, em que poucas pessoas têm acesso e parte quase ínfima dos aparelhos é adaptada para essa versão. O propósito da empresa é democratizar o uso e permitir que todos tenham acesso a redes de qualidade.

O que esperar do Wi-Fi 7?

Embora a MediaTek esteja ansiosa para lançar o Wi-Fi 7 e já tenha anunciado algumas características, é importante saber que a adesão dessa nova tecnologia pode demorar. Nem todos os países possuem o costume de trocar seus dispositivos com frequência e, em algumas regiões, um novo modelo pode sair bastante caro.

O que se pode esperar da CES 2022 e do lançamento dessa nova tecnologia é um salto na velocidade de internet, porém com restrição de uso para alguns lugares. Mesmo que a versão já esteja em uso no segundo semestre do ano que vem, estima-se que demore mais para chegar ao Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.