A brasileira Maria das Graças Carvalho Dantas conseguiu uma das vagas para o Parlamento da Espanha nas eleições deste domingo (28). Sergipana de Aracaju, ela se elegeu dentro dos oito assentos conquistados em Barcelona pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), independentista.

De acordo com a descrição no site do partido, Dantas é jurista e ativista social. Chegou a Barcelona há quase 25 anos para estudar. Atualmente, ela trabalha em uma empresa catalã na área de finanças, mas, segundo a agremiação, “usa todo seu tempo livre para participar ativamente de lutas sociais locais e internacionais”.

Maria das Graças Carvalho Dantas, brasileira eleita parlamentar na Espanha — Foto: Reprodução/TV Globo

Ao todo, o partido ERC – sigla regional catalã, sem representação em toda a Espanha – arrematou 15 assentos no Congresso espanhol, o sexto maior número segundo balanço do jornal “El País”.

Nova composição do Parlamento da Espanha — Foto: Wagner Magalhães/G1

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, conseguiu o maior número de cadeiras, mas precisará do apoio de siglas menores para garantir a governabilidade. Confira abaixo a configuração do Parlamento espanhol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.