Cidades do norte da Bahia têm ‘toque de recolher’ como forma de combate ao coronavírus

A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, decretou toque de recolher e lockdown como maneira de combater a disseminação do novo coronavírus. Nas mesma região, a cidade de Várzea Nova renovou por mais sete dias decreto de toque de recolher.

O decreto de toque de recolher em Chorrochó foi publicado na quinta-feira (2), já está em vigor e vai durar por 15 dias, podendo ser prorrogado. Nesse período, está proibida a circulação das pessoas nas ruas das 18h às 6h, exceto para trabalhadores.

Sobre o lockdown, a prefeitura de Chorrochó determinou que, entre 0h de sábado (4) e 23:59hs de quarta-feira (8), o município será “fechado” e não poderá haver circulação de pessoas, com exceção de casos de emergência.

A partir de 0h de quinta-feira (9) às 23:59hs de segunda-feira (13), haverá fechamento no Distrito de Barra do Tarrachil, Povoado de São José, Povoado de Caraíbas, Povoado de Várzea da Ema.

A prefeitura solicitou que os moradores se programem para o lockdown, já que não será permitido que ninguém saia de suas casas. Durante esses dias só poderão funcionar: postos de saúde (só serão atendidos casos de Urgência e Emergência) e farmácia básica de 8h às 14h; farmácias e postos de gasolina de 7h às 17h; padaria (delivery) de 6h às 10h. O Hospital Municipal e o Samu seguem com atendimentos por 24 horas.

Várzea Nova

Cidade de Várzea Nova, no norte da Bahia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Nova

O decreto de toque de recolher em Várzea Nova foi prorrogado na última terça (30) e vale até segunda-feira (6). Segundo a prefeitura, a medida de restrição nas ruas é das 20h às 5h.

Conforme o município, a decisão foi tomada após uma reunião com o comitê de enfrentamento e combate ao novo coronavírus, bem como após considerável aumento nos casos positivos, com transmissão comunitária, além de inúmeras denúncias registradas de realização de festas, fogueiras e eventos que geram aglomerações de pessoas nos últimos dias.

De acordo com a prefeitura, Várzea Nova registrou até o momento 24 casos positivos da Covid-19, sendo que destes 9 estão curados e 18 aguardam resultados.

A secretaria pede população para que permaneça em casa, use máscara, ao sair, mantenha o distanciamento social, evite aglomerações, lave rotineiramente às mãos e siga todas as recomendações dos órgãos de saúde. Lembrando que às pessoas que estão chegando de viagem, devem informar imediatamente a secretaria, através do telefone: (74) 9 8833-7077.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.