Damião da Silva Viana confessou fornecer armas e veículos Foto: SSP/SE
Damião da Silva Viana confessou fornecer armas e veículos Foto: SSP/SE

No último sábado (27) equipes da Policia Civil e da Polícia Militar de Poço Redondo e Monte Alegre, conseguiram prender Damião da Silva Viana, um dos envolvidos na morte do sargento da reserva da Polícia Militar, José Ronaldo Ferreira dos Santos, crime ocorrido no dia 26 de julho na cidade de Poço Redondo. O suspeito foi preso na cidade Senador Ruy Palmeira, em Alagoas, e com ele foi apreendido um veículo Celta e R$ 1.000 em dinheiro, proveniente do assalto a casa lotérica da cidade.

Segundo o delegado Jorge Eduardo, Damião do Remédio, é bastante conhecido no sertão de Alagoas pelo seu envolvimento com criminosos e por ser a pessoa especializada no empréstimo de motos e armas para a prática de crimes na região. “Ele também oculta sua participação criminosa com a venda de remédios na porta dos cidadãos, meio pelo qual observa as potenciais vítimas”, destacou o delegado.

 

De acordo com as investigações, na última sexta-feira (26) o suspeito veio dirigindo seu veículo Celta, de cor vermelha, placa policial MUU-2008, da cidade de Senador Ruy Palmeira até a cidade de Canindé de São Francisco, juntamente com José Amilton da Conceição Bezerra, conhecido como Matuto ou Ruquinho, e João Félix Vieira, o João Aru. “Estes dois estavam com uma motocicleta Honda CG-150 Mix, de cor laranja, placa NMF-8591, onde todos efetuaram levantamentos iniciais sobre o policiamento da região”, disse Eduardo.

 

“Após o levantamento da casa lotérica, Damião deixou Matuto e João, os quais foram até a casa lotérica e anunciaram o assalto. Na ocasião, Matuto ficou fazendo a escolta na porta da casa lotérica para que ninguém saísse e chamasse a polícia, enquanto João entrava na casa lotérica e rendia todos os clientes”, explicou

A informação é que eles subtraíram a quantia de R$ 7.589,07 e estavam subindo na motocicleta quando surgiu o policial militar José Ronaldo. O militar foi avisado do roubo e decidiu abordar os assaltantes, momento em que Matuto reagiu disparando um tiro no peito da vítima. Entretanto, ele não caiu pois usava um colete balístico de uso dissimulado. Nesse momento, João efetuou um disparo, novamente seguido por Matuto. Os tiros atingiram o militar no peito e pescoço.

Para facilitar a fuga, os criminosos apontaram a pistola e os revólveres para a senhora Labesse Rodrigues de Souza, que estava com a filha de 9 anos, e roubaram a motocicleta Honda CG Fan, de cor preta, placa OEP-8242, se dirigindo em direção ao povoado Cajueiro, em Poço Redondo.

Foi nessa localidade que as Policias Civil e Militar das cidades de Monte Alegre, Poço Redondo, Canindé de São Francisco e Porto da Folha realizaram um cerco policial e surpreenderam os autores. A moto foi abandonada em uma capoeira, só localizada três dias depois. “Os acusados continuaram a fuga a pé, se escondendo à noite e permanecendo até a madrugada, quando foram até a pista na cidade de Canindé de São Francisco, se deslocando até a cidade de povoado Piau, município de Piranhas”, disse.

Nesse ínterim, foi montada uma força tarefa com o intuito de desvendar o crime. No meio das buscas, se chegou à informação de que a moto deixada no local pertencia a Damião da Silva, que já se preparava para informar à polícia alagoana que teve sua moto roubada no município de São José da Tapera (AL). “Após verificar as incoerências, Damião resolveu confessar a participação na empreitada criminosa com o fornecimento de armas e veículos”.

Os levantamentos indicam que Matuto é cidadão de extrema periculosidade, já tendo cometido um assassinato de uma senhora de 62 anos na cidade de Santana do Ipanema (AL), além de ter fugido da Delegacia de Delmiro Gouveia no mês de dezembro de 2012 juntamente com mais seis presos após fazer um buraco na parede da cela. A dupla é especialista em assaltos a casas lotéricas e já foi confirmado mais um assalto na cidade alagoana de Carneiros.

O sargento Ronaldo tinha 50 anos, possuía 30 anos de serviço na Polícia Militar de Sergipe, deixa esposa e quatro filhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.