Créditos: Pixabay

O Fiat Cronos é um veiculo feito a partir de evolução a linha anterior da montadora e, desde então, ficou marcado pelo inovador acabamento interno, o espaço no porta-malas e a tecnologia embarcada, considerada de última geração. Desde seu surgimento em  2018, o Fiat Cronos foi desenvolvido para ser o derivado familiar da linha Argo cumprindo bem esta intenção. Só olhar bem para o Cronos, que você vai perceber que a frente e a cabine do três volumes não escondem seu parentesco com o hatch. Para quem não conhece os modelos da Fiat e ainda está em dúvidas sobre a escolha do melhor representante, discorreremos mais sobre a versão Precision 1.8 automática do modelo, uma mais impactantes e completas da linha para te mostrar 5 pontos positivos dessa máquina.

Desempenho e mecânica

Quanto ao desempenho, o Fiat Cronos tem uma bom comportamento mecânico a partir de um motor E.torQ 1.8, o sedã entrega 139 cv e 19,2 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. Com um funcionamento linear e silencioso, ele consegue se destacar diante dos concorrentes por essa capacidade de responder bem para um propulsor potente sem muito ruído. Suas dimensões alcançam 4.364 mm de comprimento por 1.726 mm de largura. A altura não alterou muito ficando com 1.508 mm de altura e 2.521 mm de entre-eixos. Como uma das marcas dessa linha é o bom espaço de uso , o sedã traz um porta-malas que comporta até 525 litros de bagagem. Assim, mais espaço e conforto para os passageiros e para o motorista que poderão viajar tranquilamente com toda a comodidade de poder levar o que quiser.

Não se assuste se o carro demorar um pouquinho para desenvolver na hora da aceleração, pois ele logo embala. Vale lembrar que o câmbio automático de seis marchas dá um diferencial a mais ao veículo e não deixa o Cronos sem potência. É possível também efetuar as trocas de marcha pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante.

Conforto

Um carro bom antes de qualquer coisa, precisa ter conforto e deixar os passageiros com vontade de nunca sair deles. Isso o Cronos proporciona pois deixa a experiência da direção ainda mais prazerosa fazendo o motorista se sentir especial ao comandar o volante. Mesmo que a sua vocação não seja esportiva, o sedã responde bem quando é exigido, comportando-se com agilidade e estabilidade. Isso se pode verificar com sua suspensão confortável e equilibrada que, a medida que tem a capacidade de absorver bem as imperfeições do asfalto e dar segurança ao rodar em solos mais disformes,  também  suporta bem a estrutura  da carroceria em curvas de alta velocidade. Enfim, a sensação ao volante é diferenciada pois este oferece uma boa pegada e maciez,  sendo um carro gostoso de dirigir, principalmente pelo ajuste fácil da posição ideal de condução e uma boa ergonomia.

Consumo

O consumo de combustível é aceitável dentro do padrão observado para carros dessa categoria, mesmo diante da pilotagem de um carro 1.8 automático com ar condicionado que pode funcionar constantemente.  Desta forma as médias verificadas foram: cidade: 12,7 km/l (gasolina)/ 8,8 km/l (etanol); estrada: 14,8 km/l (gasolina)/ 10,4 km/l (etanol). O Sistema start/stop também auxilia nessa média, porém torna-se inconveniente e meio inviável em dias quentes (problema comum a todas as marcas). Vale lembrar que a direção com assistência elétrica auxilia muito o bom desempenho em altas velocidades proporcionando leveza nas manobras. No caso do nosso modelo da Fiat, permitiu desenvolver uma boa conexão entre o motorista e o carro.

Parte interna

O interior do veículo também impacta trazendo robustez, praticidade e e beleza. Com design moderno do painel e um bom acabamento, mesmo que utilize muito plástico na sua composição, o Cronos traz alguns diferenciais por outro lado  versão como os detalhes em tecido nas portas, fazendo com que a cabine apresente uma aparência mais personalizada e requintada. Além disso, a cabine oferece bom espaço interno para quatro adultos que não terão grandes problemas para encarar viagens longas, por exemplo. Os bancos são confortáveis e acomodam bem o corpo, podendo agregar revestimento em couro nas versões superiores, não cansando mesmo após algumas horas a bordo do veículo.

Equipamentos

A lista de equipamentos do Fiat Cronos agrega aqueles itens obrigatórios da categoria e traz algumas inovações características da montadora.  Etapa versão cronos Precision agrega alarme, volante com regulagem de profundidade, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido e rodas de liga leve de 16” volante com boa pegada, painel com tela digital que disponibiliza informações como consumo, pressão dos pneus e dados do sistema multimídia. Este é o sistema Unconnect, com tela de sete polegadas e compatível com Apple Car Play e Android Auto, que dão um toque especial ao pacote de facilidades.

Gostaria de acompanhar as novidades do mercado automotivo e ficar por dentro de mais dicas e orientações? Então não deixe de seguir as nossas redes sociais e ficar bem informado com as nossas publicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.