Chesf inicia neste sábado(04) redução de vazão do rio São Francisco

0
149

images-cms-image-000313937A vazão do Rio São Francisco ficará abaixo do mínimo, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s), a partir deste sábado (4). Isso porque o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Água (ANA) concederam uma autorização especial à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) com o objetivo de reduzir a vazão para garantir a segurança hídrica e energética do Nordeste, que ainda sofre com os efeitos da seca, considerada a maior dos últimos 50 anos na região. A autorização para o início da operação de redução da vazão foi concedida nesta quinta-feira (2), após a realização de uma reunião em Brasília.

O superintendente de Operações da estatal, João Henrique Franklin, afirmou que a medida é importante para elevar o nível dos reservatórios, permitindo assegurar o uso múltiplo das águas nos próximos meses, tendo em vista as perspectivas de poucas chuvas. “A Chesf está informando todos os municípios ribeirinhos e a população, explicando que a decisão dos órgãos foi necessária para permitirmos ter água nos reservatórios da Região, que não tem previsão de chuvas nos próximos meses”, declarou Franklin.

De acordo com a companhia, a vazão do reservatório de Sobradinho (BA) ficará em 1.300 m³/s, e em Xingó (AL/SE), ficará em 1.200 m³/s até o próximo dia 10 e em 1.100 m³/s após essa data.

Na última terça-feira (30), a Superintendência de Operações da Chesf já havia informado ao Pernambuco 247 que os reservatórios estão operando, em média, com 47% de sua capacidade. Porém, a companhia descartou a possibilidade de racionamento de energia até o início da época de chuvas, com previsão para novembro. “Não tem chovido significativamente na bacia do São Francisco. As últimas chuvas aliviaram um pouco, mas não o bastante. O período úmido na Região é muito bem definido e acaba em maio”, disse Franklin.

Franklin informou, ainda, que os estados, as prefeituras e vários outros clientes seriam informados a respeito da redução da vazão do Rio São Francisco. Segundo ele, esta redução tem como finalidade assegurar o nível dos reservatórios dentro do limite (35%) estabelecido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) até o mês de novembro, quando começa a quadra chuvosa.

Fonte: Portal 247

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here