ad90f060a1f5668b0c3da4e8c49ceb3aA Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca cancelou a prestação de serviços de transporte para portadores de câncer e demais pacientes acometidos de hepatite e outras doenças infectos contagiosas residentes no município e que precisam se deslocar para Maceió para serem submetidos a tratamento.

O problema é grave e atinge pessoas carentes que precisam se deslocar para o Hospital Universitário para serem submetidos aos tratamentos inclusive quimioterapia. A falta de medicamentos e até produtos básicos para realização de assepsia em pacientes acometidos de diabetes faltam nas unidades básicas de saúde e postos de saúde. Segundo denuncias diárias pelos pacientes e familiares as emissoras de rádio.

A séria crise que atinge a administração da prefeita Célia Rocha (PTB) não encontra ressonância na Câmara Municipal de Arapiraca onde os 15 vereadores que oferecem sustentação política a gestão parecem desconhecer totalmente a crise administrativa que atinge a todos os setores da administração pública municipal.

Os motoristas com carros locados a disposição das secretarias municipais estão com três meses de atraso no pagamento dos serviços prestados. O atraso no pagamento aos fornecedores também atinge aos postos de combustíveis na cidade, e alguns deles suspenderam o fornecimento.

O problema é grave e a crise administrativa pode se agravar, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para o mês de março é prevista uma redução de 32% em relação a fevereiro da principal receita do Fundo de Participação dos Municípios – (FPM).

Secretaria de Finanças lança campanha para arrecadar receita

No objetivo de incrementar a receita no município foi lançado, pela secretaria municipal de Economia e Finanças o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), na Escola Municipal de Governo, local que servirá como Central de Atendimento para os contribuintes que desejarem quitar suas dívidas o quanto antes com o município. Na avaliação prefeita, este é um momento importante para a história de Arapiraca, visto que não havia este modelo de refinanciamento fiscal.

Para a titular da pasta de Economia e Finanças, Edina Pereira, o  Refis é mais que um programa e um incentivo a todos os contribuintes que, por algum motivo, ainda não quitaram seus débitos junto ao órgão.

A Prefeitura irá reverter à arrecadação em melhorias para todos, desde infraestrutura com obras, saneamento básico a investimentos na educação e cultura, pontua.  Este programa municipal estabelecerá uma redução de 90% nas multas e juros para o pagamento total da dívida, isto é, à vista, e redução de 60% para a quitação dos débitos com parcelamento em até 36 meses. O programa terá validade de prazo até o dia 17 de junho deste ano.

Fonte: Cada Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.