Bombeiros de SE criam sistema online para acompanhar projetos contra incêndio e pânico

0
22
Foto: SSP / SE
Foto: SSP / SE

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) desenvolveu um sistema informacional computadorizado para facilitar o acesso da população aos serviços de análises e vistorias realizados pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) da corporação. Trata-se do Sistema de Acompanhamento de Projetos de Segurança (SAPS), que já está em funcionamento, permitindo ao cidadão e às empresas o acompanhamento online da tramitação de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
Além de consultar o andamento de projetos, o SAPS possibilita verificar a validade de um certificado ou auto de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros, disponibilizando a emissão de atestados de regularidade após vistoria, autos de liberação de eventos e certificados de aprovação de projetos de segurança de edificação. A iniciativa do Corpo de Bombeiros de Sergipe em desenvolver seu próprio sistema para qualificar as ações do serviço de prevenção contra incêndio e pânico é um passo importante para racionalizar e facilitar os procedimentos de registro e legalização de imóveis.

Para o diretor da DAT, tenente coronel Joaquim Eugênio, a implantação do SAPS viabilizará maior celeridade, eficiência e transparência na tramitação de processos, tanto de análise de projetos quanto de vistorias. “O novo sistema facilitará o nosso trabalho, permitindo o acompanhamento de todas as fases do processo por meio da internet. Além disso, a ferramenta dará uma nova estrutura funcional e administrativa à Diretoria”, explica.

De acordo com o chefe do Centro de Tecnologia da Informação (Cetinf) do CBMSE, capitão Luis Hipólito Santos, é importante destacar que o procedimento para o cadastro de novos processos continua necessitando da presença do solicitante, por conta dos documentos que devem ser entregues para certificar as condições das edificações, como os projetos de segurança contra incêndio e pânico.

“Os processos criados antes da implantação da ferramenta online seguirão os trâmites fora do novo sistema. O SAPS foi homologado por meio da Portaria 011/2015-GCG e começamos a cadastrar os processos no sistema no último dia 09. Um dos principiais benefícios trazidos pelo novo sistema é justamente a disponibilidade de informações aos gestores em tempo real, resultando na melhoria dos serviços prestados à sociedade”, ressalta o capitão.

Portal  HS24horas.com.br – De olho na notícia

Fonte: SSP / SE

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui