Bancários entram em greve a partir de hoje em Sergipe

0
21

bancarios-em-greveA partir da manhã desta terça-feira (30), bancários de todo o País iniciaram uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada no último dia 25. Os trabalhadores querem reajuste de 12,5% e definição do piso salarial em R$ 2.979,25.

Em Sergipe, o único banco que não está participando do movimento grevista é o Banese. Os trabalhadores da instituição decidiram aceitar a proposta feita pelos banqueiros. Com isso, as agências do banco estadual estarão funcionando normalmente. José Souza diz que ainda não é possível calcular qual o quantitativo de adesão do movimento nas demais instituições financeiras.

Os bancos ofereceram inicialmente um reajuste salarial de 7% – valor que foi rejeitado pela categoria. Após o anúncio da greve, os banqueiros fizeram uma nova proposta, elevando o reajuste para 7,35%. Contudo, essa nova oferta não agradou os trabalhadores.

“A nossa categoria reivindica 12,5% – 5,4% de ganho real mais reposição da inflação, projetada em 6,35%. Queremos também o piso nacional no valor definido pelo DIEESE, que é de R$ 2.979,25”, reivindica José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE).

O sindicalista explica que não é intenção do movimento se prolongar. “Queremos resolver essa situação o quanto antes”, assegura. Contudo, os bancários esperam uma nova proposta dos banqueiros. Enquanto isso não ocorrer, o movimento continuará com a paralisação. “Não vamos fazer assembleia enquanto não houver novidades. Não vamos convocar ninguém se não tiver o que se discutir”, garante Souza.

“É muito difícil que se tenha 100% de adesão logo no primeiro dia. Por isso, nos concentraremos essa manhã em instalar a greve. Iremos à porta das agências do Centro Comercial de Aracaju para informar a população sobre o movimento”, afirma o sindicalista.

HS 24 horas -De olho na notícia

Fonte: G1 / Sergipe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here